top of page
  • Foto do escritorKaren Kinue

5 CURIOSIDADES SOBRE O METAVERSO.

Atualizado: 6 de dez. de 2021

Há algumas semanas, Mark Zuckerberg, dono do Facebook, Instagram e Whatsapp, pegou o mundo todo de surpresa: o CEO anunciou que a sua principal rede social mudaria de nome. O Facebook agora se chama Meta.



Metaverso | Meta | Facebook
5 CURIOSIDADES SOBRE O METAVERSO.


Mas as novidades não param por aí, além da mudança de nome da rede criada pelo empresário, ele também divulgou seu novo projeto, o Metaverso. Que basicamente é um ambiente onde as pessoas terão seus próprios avatares para interagir dentro do universo criado pela companhia americana.


E o que isso quer dizer, exatamente? Vamos explicar logo a seguir.


Cinco fatos sobre o Metaverso


1 - Qual o objetivo do Metaverso

Segundo o CEO, o Metaverso tem como intuito aprimorar a vivência digital que temos atualmente. Ao invés de termos essa sensação de que estamos socializando com as pessoas por meio de uma tela, o Meta nos transporta para um mundo virtual, onde essa troca seria mais "real" e com avatares personalizados.


Ou seja, o intuito é nos levar de forma mais profunda para esse ambiente digital.


Nesse mundo, além dos avatares personalizados, poderíamos comprar roupas, trabalhar e até participar de eventos recreativos.


Para tanto, seria preciso a compra de fones de ouvido e de óculos de realidade virtual.


2 - É gratuito?

Sim, assim como as outras redes sociais do empresário, ingressar no Metaverso será totalmente gratuito.


Porém, o CEO deve manter a ideia de alguns itens serem pagos, como a parte dos avatares poderem comprar roupas e outros acessórios dentro desse universo.



Dispositivos VR como o Occulus Rift 2 prometem dar origem a um novo tipo de internet (Crédito da imagem: Facebook)


3 - Quando estará pronto?

Dá para perceber que esse é um projeto grandioso e se o intuito de Mark é tornar essas interações virtuais em algo mais real, vai demandar tempo.


Por conta disso, o projeto ainda não tem uma data definida para começar. O que se sabe é que atualmente a companhia vem trabalhando no Projeto Cambria. Um tipo de sistema que será compatível com capacetes Quest e que dará liberdade para os avatares reproduzirem gestos como expressões e contato visual em tempo real por meio de sensores.


O equipamento vai mostrar uma realidade mista e imagens em alta resolução.


4 - De onde vem o termo Metaverso?

Apesar de alguns pensarem que essa é uma ideia original do Zuckerberg, não é. O termo Metaverso foi tirado de um livro chamado Snow Crash, de 1992.


Escrito por Neal Stephenson e com uma pegada bem cyberpunk, a história gira em torno do Metaverso, uma versão evoluída da internet, que permite mais formas de interação e avatares com várias utilidades. Na verdade, não só Mark adotou o termo, a indústria em si já usou muito esse conceito.


5 - O Metaverso é uma novidade?

Na teoria, não. Além do livro, a ideia de um universo parecido já foi visto em jogos como

como Fortnine e Second Life que já fizeram algo do tipo. Arrisco até citar o próprio The Sims. O mesmo conceito também já foi apresentado em filmes como Matrix, Avatar, Jogador Número 1 e Tron, então não é exatamente uma novidade.



Filme Jogador Número 1 | Produção: Steven Spielberg | Warner Bros. Pictures


Talvez a diferença é que ninguém tenha tentado isso de forma mais assertiva.


Mesmo parecendo uma "evolução" do papel da internet, isso pode levar muitas questões, porque atualmente muitas pessoas já vivem suas vidas através da internet. Com o Metaverso, isso não seria potencializado de forma negativa?


De qualquer forma, a principal questão é: vai dar certo? Ainda é cedo para dizer, já que tudo não passa de um projeto que ainda não foi tirado do papel.


Vamos ter que esperar para ver os próximos capítulos dessa novela. Mas como a internet em si, que há 30 anos atrás não era sequer uma possibilidade, não podemos menosprezar a possibilidade da existência do Metaverso em um futuro relativamente próximo.




Válvula Design e Criação Agência de Marketing em Ribeirão Preto e São Paulo.

Criação de Sites, Logotipo, Identidade Visual e Marketing Digital.


Agradecemos a sua visita e seu tempo de leitura.




265 visualizações
bottom of page