O surgimento de uma crise econômica pode ser o suficiente para empresas de diversos segmentos entrarem em desespero. Afinal, perde-se a garantia de um bom fluxo de clientes e a capacidade de adotar estratégias mais robustas. No entanto, as coisas não são bem assim. Felizmente, podemos contar com uma ferramenta bastante poderosa para nos ajudar a lidar com tempos adversos: o Marketing Digital. Implementar ações eficazes é capaz de atrair o público perfeito para o seu produto com uma excelente margem de sucesso e ótimo custo-benefício.
Quer saber mais? Então, confira a seguir 5 dicas de estratégias para usar o Marketing Digital em um momento de crise econômica:

1. Reconecte-se com o seu público
Quando foi a última vez que você fez uma boa análise do perfil dos seus clientes? Pode ser que ele tenha se transformado de alguma forma, fazendo com que a sua comunicação também precise se adaptar.
Além disso, procure se aprofundar nesse conhecimento que você tem sobre o seu público. Tente entender quais são as maiores necessidades, motivações e expectativas dessas pessoas. A partir daí, comece a segmentar as suas campanhas para esses perfis.
Esse "público ideal" é conhecido como "PERSONA"antes de postar seu conteúdo, é bom revisar com o olhar deste público que você gostaria de atingir.
Obs: Vamos falar mais sobre persona e público alvo nos próximos artigos.
Fique de olho ;)
2. Defina metas concretas e mensuráveis
Mais do que nunca, esse é o momento de agir com objetividade. Trabalhar com metas subjetivas demais torna a sua missão muito mais difícil, já que não é possível ter certeza sobre o que é sucesso.
Em vez disso, estabeleça objetivos em números reais. Pense naquilo que a sua empresa deseja conquistar e apoie-se em métricas específicas para ajudar a mensurar o seu êxito. Ao realizar um acompanhamento constante, você poderá conferir a sua evolução ao longo do tempo.
3. Selecione melhor seus canais de comunicação
Durante uma época de dificuldades econômicas, a busca por um maior alcance de público pode fazer com que você queira ampliar o número de canais de comunicação em que atua.
No entanto, qualquer mudança nesse sentido somente deve ser feita após muita pesquisa e estratégia.
Em vez disso, faça o exercício contrário: olhe para os seus canais de atuação e confira a performance individual deles. Considere eliminar aqueles que não trazem resultados e concentre os seus esforços nos melhores.
4. Modernize sua estrutura digital
A sua empresa está totalmente adaptada para as exigências da Era Digital? Não basta apenas ter um site na internet e perfis nas redes sociais.
As soluções que você oferece ao seu cliente também precisam se adaptar dessa forma.
A evolução tecnológica permitiu grandes avanços em inúmeras áreas. Informe-se sobre as principais tendências do seu segmento e busque por possibilidades que permitam satisfazer as expectativas do cliente moderno.
5. Agregue valor ao seu conteúdo
Normalmente, as pessoas já são sobrecarregadas por informações na internet. Em um período em que as empresas estão ainda mais desesperadas por negócios, esse cenário pode ficar mais concorrido. Esse é o momento de você agregar mais valor às suas ofertas.
Investir em conteúdo puramente promocional pode parecer vantajoso, mas não terá o efeito desejado. Coloque-se no lugar do seu cliente ideal e pense no que seria valioso para ele. Crie peças que as pessoas buscariam em vez de publicidade que será pulada
Como você pôde ver neste artigo, um período de crise econômica pós-pandemia não precisa e nem deve ser uma sentença de morte para o seu negócio. Em vez disso, é possível usar o poder do Marketing Digital para ampliar as suas frentes de atuação e trazer os bons resultados que você deseja.
Quer garantir a melhor abordagem ao implementar essas e outras estratégias? Entre em contato conosco para conhecer todas as possibilidades!
Válvula Design e Criação Agência de Marketing em Ribeirão Preto e São Paulo.
Criação de Sites, Logotipo, Identidade Visual e Marketing Digital.
Por Ricardo Prado ;)