• Karen Kinue

O que é, e como atrair clientes utilizando o Google Meu Negócio?

Atualizado: 3 de fev.


Google Meu Negócio, é uma ferramenta que foi desenvolvida para contribuir com o modo qual as empresas se relacionam com seus clientes e com o público geral no meio digital e físico. Lançada em 2014 pelo maior buscador online, o propósito da ferramenta é disponibilizar informações sobre as empresas, negócios online e locais aos usuários da plataforma (Google). Possibilitando que essas mesmas empresas sejam encontradas por possíveis clientes e pessoas interessadas nos produtos e serviços ofertados.


Preparamos este artigo para apresentar as facilidades e benefícios da ferramenta Google Meu Negócio (Google My Business) e contribuir com dicas práticas para que você também se beneficie das facilidades oferecidas por essa belezinha! Vamos lá?


Porque publicar o perfil da sua empresa?

O Google é a maior ferramenta de pesquisa online até hoje, e grande parte do mundo utiliza o Google para fazer pesquisas diariamente, logo a oportunidade da sua empresa aparecer gratuitamente nos resultados já é um motivo e tanto para cadastrar agora mesmo... Mas termine de ler o artigo primeiro, prometo que fica ainda mais interessante ;)


Todas as empresas cadastradas no Google Meu Negócio automaticamente recebem um pin de identificação no Google Maps.
Todas as empresas cadastradas no Google Meu Negócio automaticamente recebem um pin de identificação no Google Maps.

Sim, isso mesmo que você leu na legenda > Todas as empresas cadastradas no Google Meu Negócio automaticamente recebem um pin de identificação no Google Maps.


Alguns motivos certeiros e objetivos para utilizar a ferramenta:


> Credibilidade com os consumidores

> Fácil acesso aos dados das empresas

> Interação com os clientes

> Aprimorar o SEO

> Análise de resultados

> Exibição de Posts

> Exibição de Ofertas

> Comunicados e Avisos



Algumas Dicas para a utilização do Google Meu Negócio:


1. Solicite avaliações e feedback de clientes no Google Meu Negócio.


Depoimentos e avaliações a "prova social" conta com as considerações, indicações e sugestões de seus clientes, responder essas avaliações te ajudam a "pontuar" ainda mais o seu negócio junto ao Google.


Avaliações positivas: Indicações, elogios, e bons feedbacks são deliciosos de se receber, por isso sempre responda as avaliações e seja grato aos seus clientes pela indicação pública que ele esta fazendo ao recomendar seu produto ou serviço no Google.

Utilize esses depoimentos como prova social, faça artes (posts e cards) para outras redes sociais como Instagram e Facebook com os depoimentos deixados no Google com isso você ainda reforça autoridade e ganha relevância em sua área de atuação.


Avaliações negativas: Pode ocorrer de sua empresa receber avaliações negativas (mas calma, isso não é o fim do mundo), preze sempre por um bom relacionamento com seus clientes, priorize o bom atendimento e sempre invista em treinamentos para a sua equipe de colaboradores. Defenda sua empresa de maneira clara, objetiva, transparente e educada, quando forem questionados ou receberem sugestões e críticas responda com clareza se disponibilizando a resolver as questões colocadas pelos clientes isso além de mostrar e reforçar seu propósito as outras pessoas vão presenciar sua reação ao resolver as eventuais situações com clientes insatisfeitos. Crescer faz barulho e nem sempre as pessoas ficam 100% satisfeitas com todos os produtos e serviços, mas podemos transformar o "limão em uma limonada ou até mesmo em uma caipirinha" muitas empresas conseguem reverter a situação e até ganhar mais respeito e admiração de novos clientes ao se mostrarem proativos em resolver situações difíceis com clientes insatisfeitos.



2. Mantenha seu Perfil no Google Meu Negócio Atualizado


Caso já tenha seu perfil publicado na ferramenta Google Meu Negócio, mantenha seu perfil atualizado, pois o público vai utilizar todas os dados publicados como referência.


Ex: Endereço, horário de funcionamento e telefones atualizados receber ligações e propostas com frequência, para isso é essencial manter seu perfil atualizado.



3. Adicione postagens e fotos


Faça seu público se encantar ao pesquisar por seu estabelecimento, capriche nas fotos, descreva com detalhes as experiências que seu público vai desfrutar em seu ambiente e faça que ele queira hoje mesmo estar frequentando o seu estabelecimento ou consumindo o seu produto. Quanto melhor a qualidade e quanto mais fotos você postar mais alcance e resultados positivos a sua empresa vai obter por meio desta ferramenta.



4. Aposte nas interações com o público


Além das avaliações, o público pode interagir via as opções de mensagens e agendamento


Agendamentos: Além de tornar mais fácil o contato com a empresa a ferramenta agendamento já recolhe dados do público como: quais as soluções este cliente em potencial esta buscando e o que chamou a atenção deste clientes em específico, facilita a comunicação, interação e negociação com este cliente.


Mensagens: Ao habilitar a opção "mensagens" você fornece ao público a facilidade de obter uma interação mais rápida e direta, por meio de mensagem de textos em tempo real, lembre-se de responder o mais rápido possível ao habilitar a ferramenta. Com a ferramenta mensagens você tira dúvidas, agenda visitas e até efetua vendas com apenas alguns cliques.



5. Fique atento aos resultados e utilize as métricas a seu favor



Com os dados fornecidos pelo Google Meu Negócio você pode otimizar suas estratégias de marketing de modo geral, até utilizar esses dados para melhorar o engajamento em outras redes sociais. As otimizações se tornam muito mais simples de aplicar.


Você terá acesso a todas as ações de interação que os usuários tiveram com o perfil da sua empresa e até informações de como eles chegaram até o seu perfil.


As métricas disponíveis até a data de publicação deste artigo:

  • Total de pesquisas: Descoberta e Pesquisa Direta

  • Número de chamadas;

  • Cliques no site;

  • Solicitações de rota;

  • Visualizações de fotos e comparativos com empresas semelhantes.

Quanto mais conteúdo você disponibilizar mais visualizações e interações você terá.


EXTRA! Ainda é gratuito, mas não sabemos por quanto tempo.

O Google se beneficia do acesso a diversos dados, tanto de nossos empreendimentos quanto de nossos clientes (preferências, interesses, buscas e etc), então já sabe, quando o produto é gratuito "nós" somos os produtos, no caso os nossos dados... mas isso é tema para outro artigo.




Válvula Design e Criação Agência de Marketing em Ribeirão Preto e São Paulo.

Criação de Sites, Logotipo, Identidade Visual e Marketing Digital.


Estamos aqui para te ajudar

Conte conosco: 16.99725-1144 WhatsApp


Por Karen Kinue | Diretora de Arte, empreendedora e apaixonada por Design, Marketing, Café e Heavy Metal.


#Google #GoogleMeuNegócio #branding #brand #marca #gestãodemarcas #midiassociais #redessociais #dicas #marketingdigital #propósito #conteúdo #posicionamento #engajamento #logotipo #site #googleads #leads #midiadigital #valvuladesignecriacao





45 visualizações