top of page
  • Foto do escritorKaren Kinue

O que é SEO e por que devo investir neste tipo de estratégia?


Você certamente já se perguntou sobre o que é SEO em algum momento, especialmente se é alguém que trabalha com marketing digital e conteúdo na internet. Apesar de ser um assunto bastante complexo, ele não é difícil de compreender e pode trazer excelentes retornos para você.


Criar conteúdo de qualidade é algo fundamental para qualquer empresa se consolidar no meio digital. No entanto, também é importante contar com as estratégias certas para atrair público para o seu espaço, senão todo esse esforço terá sido desperdiçado.


Trabalhar com SEO envolve adaptar o seu conteúdo para que ele tenha mais chances de aparecer no topo das sugestões do Google e demais sistemas de buscas. Isso será decisivo para a visibilidade do seu negócio e para alcançar mais visitantes.


Neste artigo, você entenderá melhor o que é SEO e por que vale a pena investir nesse tipo de estratégia. Boa leitura!



O que é SEO e por que devo investir neste tipo de estratégia?  Válvula Design e Criação - Marketing Diigital em Ribeirão Preto
O que é SEO e por que devo investir neste tipo de estratégia?



O que é SEO?


A sigla SEO significa "Search Engine Optimization", que significa "otimização para mecanismos de buscas" em inglês. Ela representa uma série de técnicas que têm como objetivo otimizar o seu conteúdo para que ele seja melhor indexado por sites de pesquisas como o Google. A consequência direta disso é aparecer mais como sugestão de resultado para buscas relacionadas ao seu site.


Sites como o Google usam um algoritmo que se encarrega de varrer a web em busca de conteúdo. Esse processo é chamado de indexação e consiste em catalogar as informações que ele encontra e associá-las aos termos corretos.


Dessa forma, o seu trabalho com SEO em seu site deve envolver otimizações que facilitem a indexação do seu conteúdo para que ele apareça como resultado em buscas relacionadas a ele. Assim, você conseguirá atrair visitantes que ficarão satisfeitos com o seu site.


Por que vale a pena investir em SEO?


Antes de falarmos sobre os motivos para trabalhar com SEO em seu conteúdo, vamos conferir algumas estatísticas:


● a cada segundo, são feitas 40 mil buscas no Google em todo o mundo (Internet Live Stats);

● 35% das buscas por produtos na internet começam pelo Google (eMarketer);

● 72% das pesquisas por estabelecimentos feitas pelo celular geram visitas (HubSpot);

● o Google é o site mais visitado do mundo e faz parte dos hábitos de muita gente (Alexa).


Como você pôde ver, os sites de pesquisas são fundamentais para quem usa a internet. Você provavelmente também usa o Google várias vezes por dia para encontrar alguma informação, negócio, serviço ou produto. O seu cliente também faz isso.


Concentrar os seus esforços em SEO significa aumentar as suas chances de ter o seu negócio aparecendo como sugestão para pesquisas feitas por pessoas que podem se tornar seus clientes. Se o seu site não aparece no Google, é como se ele não existisse.


Além disso, o tempo que você investir em SEO sempre renderá frutos. Um conteúdo que você criou há bastante tempo pode gerar negócios continuamente para você se estiver bem otimizado. Ao fazer novas publicações, você pode aumentar ainda mais a sua margem de sucesso.


Agora que você já sabe o que é SEO e os principais motivos para investir atenção nesse tipo de estratégia, está na hora de priorizar as suas ações. Para começar, você pode trabalhar aprendendo mais sobre as técnicas de SEO que ajudam a ampliar a sua visibilidade. Se você utiliza WordPress em seu site, também pode contar com plug-ins que otimizam seus artigos.


No entanto, nada substitui um trabalho feito por profissionais experientes que acompanham as tendências de SEO da atualidade. Entre em contato conosco para ampliar a sua visibilidade na web.


Válvula Design e Criação Agência de Marketing em Ribeirão Preto e São Paulo.


Criação de Sites, Logotipo, Identidade Visual e Marketing Digital.








Por Karen Kinue | Diretora de Arte, empreendedora e apaixonada por Design, Marketing, Café e Heavy Metal.





26 visualizações
bottom of page