O mito da multitarefa.

Atualizado: 25 de Jul de 2018

"Fazer duas coisas ao mesmo tempo é a oportunidade de estragar duas coisas de uma só vez" - Publius Syrus.


Até parece óbvio não é mesmo?

Mas fazer uma coisa de cada vez neste mundo de "multitarefeiros" se tornou um desafio e tanto. A cada 3 minutos recebemos uma notificação do Facebook, WhatsApp ou Instagram e logo ficamos ouriçados, querendo checar qual é a novidade do momento. Mas nem sempre é algo novo, não é mesmo? Na verdade são apenas as redes sociais nos "seduzindo" para dar aquela "procrastinada básica" que deveria ser praticada apenas nos 5 minutinhos do café e nada mais que isso.

Cuidado para não cair nessa armadilha, acreditem ou não, agora mesmo meu celular se encontra em modo silencioso dentro da gaveta da escrivaninha e NÃO haveria outra forma de eu escrever este artigo, se não fosse desta maneira.


"Se você perseguir dois coelhos ao mesmo tempo... Não vai pegar nenhum dos dois."

provérbio Russo.


O foco é vital.


Não acredita ? Faça um teste. Faça uma única tarefa focado nela, avalie quanto tempo você vai demorar e depois faça duas coisas ao mesmo tempo e verifique quanto tempo demorou se atrapalhando fazendo as duas tarefas de uma só vez. Além diminuir nossa produtividade com a falsa ilusão do contrário é frustante chegar no final do dia e não ter concluído nenhuma das tarefas delegadas, isso leva a frustração que leva a angústia, que leva a ansiedade e se mantiver esse hábito por muito tempo você pode desenvolver uma depressão por se dedicar demais sem obter o resultado esperado.


Foco é a solução.


Agora que já temos consciência de que o descontrole sobre as atividades só atrapalha os resultados, vamos focar na solução destes problemas que acabamos criando, por querer solucionar tudo de uma só vez.

Cada pessoa possui uma maneira diferente de manter o foco nas atividades, porém dar um "gelo" no celular na horas mais críticas do dia sempre será uma ótima alternativa.


Primeiro passo: Priorize suas tarefas, por urgência.

Segundo passo: Quando estiver executando uma tarefa importante, livre-se de possíveis distrações.

Terceiro passo: Faça uma tarefa de cada vez, saiba administrar seu tempo, se fizer disso um hábito, logo estará usufruindo cada vez mais seu tempo livre e levará uma vida mais equilibrada.


Simples assim, com certeza na teoria é simples, mas na prática nem tanto.

Gloria Mark, professora da Universidade da Califórnia, descobriu que um profissional típico leva, em média, 25 minutos para retornar à tarefa original depois de uma interrupção.

Imagine se esse profissional é interrompido 5x por dia durante suas tarefas?

São 5 x 25 minutos por dia, este profissional perde cerca de 125 minutos = 2 horas e 8 minutos por dia, que resultam em mais de 14 horas por semana e mais de 58 horas por mês perdidas apenas tentando retornar à tarefa original depois de uma interrupção.


Ainda bem que hoje dispomos de todas essas informações e podemos administrar melhor nosso tempo e nossas atividades, para usufruir de uma vida mais equilibrada e menos caótica.


Dicas de leitura sobre:


- UNICA COISA, A - O FOCO PODE TRAZER RESULTADOS EXTRAORDINÁRIOS PARA A SUA VIDA. Autores: Jay Papasan e Gary Keller - Ano 2014


- O OBVIO QUE IGNORAMOS Autor: Jacob Petry - Ano 2016



Agradeço a sua visita, volte sempre.

Por Karen Kinue | Diretora de Arte, empreendedora e apaixonada por Design, Marketing, Café e Heavy Metal.


Fontes: https://exame.abril.com.br/carreira/multitarefa-e-mito-veja-como-se-organizar-para-ser-eficiente/



0 visualização

Dúvidas?

Fale com a gente ;)

Mapa do site

Home

Serviços

Criação de logotipos e

identidade visual

Marketing Digital

Rua Bernardino de Campos 1144  -  Sala 35            |    Ribeirão Preto - SP    

Coronel Oscar Porto, 70   |   Google for StartUp      |    São Paulo - SP 

"Vá sempre além do que é esperado"  Larry Page, Cofundador do Google.

(16) 3931.1127 

© 2020.  Válvula Design e Criação ®  Todos os direitos reservados.