top of page
  • Foto do escritorKaren Kinue

O Poder da Gentileza é o mais forte aliado da divulgação.

Atualizado: 13 de jan. de 2021

Gentileza e bom atendimento são essenciais e vitais para manter o seu negócio funcionando. Mais do que isso, mantém sua empresa viva e gera reputação para atrair novos clientes ou espantar possíveis clientes.

A excelência no atendimento também se faz importante para manter o cliente, ou seja, fideliza-lo. Um cliente satisfeito além de gerar novas receitas traz consigo novos clientes e mais vendas.




Entenda seu cliente.

Escute o que ele tem a dizer e assim conseguirá definir em conjunto as soluções cabíveis para a empresa. Escutar é o primeiro passo para solucionar problemas e ser uma referência pra seus clientes.


Faça sempre que possível cliente oculto em sua empresa.

Peça par amigos avaliarem o atendimento da sua empresa, online, offline e telefônico ou

então invista em uma empresa especializada em pesquisa de mercado e atendimento.


Pergunte, questione e peça feedback, assim seu cliente entenderá sua intenção de fazer a diferença para ele. Não importa qual o tamanho do seu negócio, investir em um bom atendimento é vital.



Nota do artigo: ter clientes satisfeitos é a melhor propaganda que uma empresa pode ter. Cultive a boa reputação e verifique de frente como anda o setor de atendimento da sua empresa.


Ao abrir um programa de treinamento em sua rede de supermercados Sam Walton, fundador da Wal-Mart.

Iniciou sua palestra sobre vendas com as seguintes palavras:


“Eu sou o homem que vai a um restaurante, senta-se á mesa e espera pacientemente, enquanto o garçom faz tudo menos anotar meu pedido.

Eu sou o homem que vai a uma loja e espera calado, enquanto os vendedores terminam suas conversas particulares.

Eu sou o homem que, quando entra num estabelecimento comercial, parece estar pedindo um favor, ansiando por um sorriso ou esperando apenas ser notado.

Eu sou o homem que entra num banco e aguarda tranquilamente que as recepcionistas e os caixas terminem de conversar com seus amigos, e espera.

Eu sou o homem que explica sua desesperada e imediata necessidade de uma peça, mas não reclama pacientemente enquanto os funcionários trocam idéias entre si ou, simplesmente abaixam a cabeça e fingem não me ver. Você deve estar pensando que sou uma pessoa quieta, paciente, do tipo que nunca cria problemas.

Engana-se.

Sabe quem eu sou?

EU SOU O CLIENTE QUE NUNCA MAIS VOLTA!

Divirto-me vendo milhões sendo gastos todos os anos em anúncios de toda ordem, para levar-me de novo à sua firma.

Quando fui lá, pela primeira vez, tudo o que deviam ter feito era apenas a pequena gentileza, tão barata, de me enviar um pouco mais de cortesia”


Sam Walton, fundador da Wal-Mart.


“Clientes podem demitir todos de uma só vez em uma empresa, do alto executivo para baixo, simplesmente gastando o seu dinheiro em outro lugar"




Válvula Design e Criação Agência de Marketing em Ribeirão Preto e São Paulo.

Criação de Sites, Logotipo, Identidade Visual e Marketing Digital.



Por Karen Kinue | Diretora de Arte, empreendedora e apaixonada por Design, Marketing, Café e Heavy Metal.


Logotipo, Logo, sites, site, criação de sites, criação de logotipo, criação de sites, marketing digital, agência marketing digital. sites, criação de logo Ribeirão Preto

146 visualizações
bottom of page