top of page
  • Foto do escritorKaren Kinue

O que é Web 3.0 e qual o seu impacto no marketing digital?

Atualizado: 18 de dez. de 2022


Válvula Design e Criação - Artigos:  O que é Web 3.0 e qual o seu impacto no marketing digital?
O que é Web 3.0 e qual o seu impacto no marketing digital?

Uma das principais características da Web 3.0 é unir características que a internet possui hoje, com o que ela possuía ontem. Além disso, alguns aspectos da inteligência artificial também podem ser adicionados a essa combo.

Através de inovações e colaboração entre tecnologia e homem, as experiências digitais tendem a ser cada vez mais livre, o que de certa forma acaba centralizando o poder. Você já deve ter ouvido falar na tal da transformação digital, e com isso, a internet foi se revolucionando durante um processo.


A Web 3.0 consegue marcar uma nova era para a rede de computadores. Sendo assim, entender suas características é essencial para quem atua com o marketing digital hoje.

Para entender melhor, continue lendo.


Entendendo a web 3.0

Válvula Design e Criação Artigos:   O que é Web 3.0 e qual o seu impacto no marketing digital?
O que é Web 3.0 e qual o seu impacto no marketing digital?

Depois de um tempo de desenvolvimento a internet reuniu novas


virtudes e adicionou recursos inovadores como a inteligência artificial. A Web 3.0 une as máquinas com a produção de conteúdo e toda a otimização acaba sendo uma nova experiência online.



Essa nova fase da internet tem a capacidade de interpretar as informações e não mais apenas gerar e armazenar. Sendo assim, a combinação desses esforços consegue promover uma experiência muito mais interativa para os usuários. De forma personalizada.

O mais importante nisso tudo, é que para solucionar grandes problemas do usuário, a segurança dos dados também é protegida pela Web 3.0. O uso de criptografias e novas tecnologias consegue combater o controle sobre os dados e isso também é responsável por moldar a própria forma de navegação.


Que impacto isso causa?


Um dos principais impactos gerados pela Web 3.0 é a LGPD, a Lei Geral de Proteção de Dados. O objetivo da lei foi de criar uma regulamentação de uso das informações pessoais de cada pessoa e empresas, a fim de evitar ao máximo o uso desses dados sem autorização prévia.

Além disso, a descentralização do armazenamento desses dados em companhias e empresas deixou de ser a intermediária e passou a ser total no cenário digital. Sendo assim, a liberdade dos usuários passou a crescer cada vez mais, algo que está atrelado ao marketing digital.

De forma prática, esse impacto causado, diminui o controle que as empresas possuem com relação a experiência do usuário online. Portanto, internautas conseguem evitar anúncios de maneira mais simples e fácil.


Aplicações da Web 3.0


Ainda exemplificando como a Web 3.0 pode ser aplicada no marketing digital, é preciso entender que existem várias formas de isso acontecer. Para se ter uma ideia, dentro do marketing de conteúdo, existem mecanismos de busca que indicam soluções para um usuário. Com isso, o mecanismo consegue oferecer uma resposta a ele de forma exata, ou quase. O que chamamos de busca semântica.


Além disso, também é possível aplicar esses conceitos através de assistentes de voz, como Alexa e Siri, as inteligências artificiais mais conhecidas. Carteiras digitais, que usam transações criptografadas para movimentar moedas digitais. Esse tipo de tecnologia blockchain registra informações e transações realizadas de acordo com a movimentação desejada.



Blockchain, marketing digital, válvula design e criação - Ribeirão Preto
O que é Web 3.0 e qual o seu impacto no marketing digital?


As ferramentas de mensagens também são aplicações da Web 3.0, com várias funcionalidades. Além da descentralização de dados, parte dessas ferramentas também investe no movimento seguro dos dados.


Depois da Web 3.0, dá para entender a importância de conhecer as tendências de tecnologia para se preparar cada vez mais para o futuro. Muitas mudanças estão por vir e elas prometem ser cada vez mais impactantes tanto na vida das pessoas, quanto no marketing digital.


Válvula Design e Criação Agência de Marketing em Ribeirão Preto e São Paulo.


Estamos aqui para contribuir com o seu sucesso



Por Karen Kinue | Diretora de Arte, empreendedora e apaixonada por Design, Marketing, Café e Heavy Metal.



26 visualizações
bottom of page